sábado, 18 de junho de 2016

SGT DO GRUPO TÁTICO MORRE BALEADO EM CONFRONTO COM MADEIROS EM NOVO PROGRESSO.



 joao luiz
Na tarde de ontem (18/06) Agentes ambientais do IBAMA, junto com 3 (três) policiais militares e um Sgt do Grupo Operacional, estavam em uma operação contra o desmatamento dentro da Flona, a aproximadamente 80 quilômetros da cidade . Depararam-se com um acampamento de madeireiros, e começara a desmontar e logo em seguida atearam fogo e seguiram caminho a frente. Ao retornarem perceberam que as pessoas que ali estavam acampados, retornaram e estavam apagando o fogo. Ao perceberem a presença dos militares adentraram no mato e permaneceram. Quando os agentes ambientais ouviram um disparo, e o Sgt foi baleado, os madeireiros efetuaram dois disparos sendo um deles no pescoço e o outro próximo do ombro. Houve troca e tiros, mas não conseguiram capturar nenhum dos autores do crime.
As tentativas de tentar reanimar o Sgt. Não obtiveram sucesso, levando o mesmo a óbito a caminho do socorro, antes que a aeronave ( helicóptero) pudesse chegar  ao local. O corpo do Sgt. Será encaminha para o município de Itaituba PA, onde reside seus familiares.
A cidade de Novo Progresso, famoso até mesmo internacionalmente por residir os maiores desmatadores e suas grandes devastações resultados de garimpos, agora é novamente a Cidade sem lei. Talvez a cidade do Bang Bang. Vamos está de olho para o que irá acontecer daqui para frente.
Forças armadas foram até o local para tentar capturar os autores do crime.


Por: jailson Rosa do Blog Click no Pará.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Amazonas tem aumento de 761% no número de focos de incêndios e queimadas

Um total de 844 focos de incêndios e queimadas foi registrado no Amazonas, entre 1º de janeiro e 10 de fevereiro deste ano (Márcio Silva)
Um total de 844 focos de incêndios e queimadas foi registrado no Amazonas, entre 1º de janeiro e 10 de fevereiro deste ano (Márcio Silva)

A Defesa Civil do Estado apresentará prognóstico da estiagem e das queimadas e anunciará os municípios em Situação de Emergência e Alerta e as medidas que serão adotadas para minimizar os desastres Um total de 844 focos de incêndios e queimadas foi registrado no Amazonas, entre 1º de janeiro e 10 de fevereiro deste ano, aumento de 761% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando ocorreram 98 sinistros, segundo o Sistema de Monitoramento de Queimadas por Satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

RESUMO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA E FISCALIZAÇÃO REALIZADAS EM 2015



Em 2015, apesar de algumas dificuldades ocorridas no primeiro semestre, os Kayapó Menkragnoti empenharam-se na defesa de seu território, realizando inúmeras ações de vigilância nos pontos vulneráveis Terras Indígenas Baú e Mekrangnoti.
O destaque em 2015 foi o estreitamento das relações entre Instituto Kabu e IBAMA, onde grande parte das ações de vigilância e fiscalização tiveram o apoio de fiscais, potencializando o combate às atividades ilícitas no interior das TIs, fundamentalmente extração ilegal de madeira.
Ao longo do ano passado, foram realizadas 15 ações de vigilâncias, sendo 04 fluviais, 05 Terrestres e 06 vigilâncias aéreas, grande parte destas no limite territorial oeste das terras indígenas, ao longo do rio Curuá e Curuaés (Pitxatxa), totalizando cerca de 5.210 quilômetros percorridos. Como nos anos anteriores, na Terra Indígena Baú, as ações concentraram-se no rio Curuá e nos 05 garimpos presentes no interior da TI, sendo eles: Pista Velha, Pista Nova, Novo Horizonte, Nova Esperança e Coringa. Já na Terra Indígena Menkrangnoti, as ações ocorreram frequentemente ao longo do rio Pitxatxa, entre as aldeias Krãbàri, Pyngraitire, Pykatoti, Kawatum e principalmente na aldeia Krimej onde ocorreu invasão e extração ilegal de madeira por pessoas advindas do distrito de Castelos dos Sonhos, município de Altamira.